Ações

Álcool em gel

De Corona Wiki

O uso do álcool em gel vem sendo muito comentado como forma de se diminuir a transmissão do COVID-19. O álcool gel, por ser considerado antisséptico, ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias. Estudos demonstram melhor eficácia do produto em soluções 70%, que é o recomendado pela ANVISA para os serviços de saúde brasileiros e o indicado pela OMS na Lista de Medicamentos Essenciais.

Muitas mensagens têm circulado pela internet e pelo whatsapp com receitas caseiras deste produto. No entanto, isso não é recomendável. O Conselho Federal de Química esclarece que não recomenda a prática de produção caseira de álcool gel, tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira. Enfatiza ainda que quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. A venda de álcool líquido em concentrações superiores a 54 °GL está, inclusive, desautorizada pela ANVISA desde 2013, conforme resolução RDC nº 46, de 20 de fevereiro de 2002, que considerou os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão. Para soluções com graduação acima de 54 °GL, a norma permite a forma em gel.

Além disso, a depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação. Os produtos industrializados passam por rigoroso processo de produção, onde há padrões a serem seguidos, todas as etapas são monitoradas e passam por controles de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados ao consumidor final. Já o álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passa por nenhum controle de qualidade, por isso sem garantia de eficácia.


Sobre a importância da utilização de um produto certificado e o uso adequado deste produto produto, recomendamos estes dois vídeos assista produzidos pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ):

Em que momento devo utilizar o álcool gel? https://www.youtube.com/watch?v=OUs7kJMDv8k&list=PLbaIPiLbfBCjb3-s-27AMeeTI99UoXR4p&index=3

Por que não posso fazer o álcool gel em casa? https://www.youtube.com/watch?v=KnKr14I4no0&list=PLbaIPiLbfBCjb3-s-27AMeeTI99UoXR4p&index=1


Referências

http://cfq.org.br/noticia/nota-oficial-esclarecimentos-sobre-alcool-gel-caseiro-higienizacao-de-eletronicos-e-outros/