Ações

Assistência precoce

De Corona Wiki


A assistência médica precoce é quando no momento da suspeita diagnóstica, o paciente procura o quanto antes assistência médica de referência ou especialista relacionado à infecção do Sars-Cov-2, que basicamente acomete o pulmão. A partir daí, o médico estabelece junto com o paciente a melhor forma de acompanhamento.


De acordo com o especialista Fernando Gatti, responsável por identificar primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a assistência médica precoce apresenta bons resultados contra a Covid-19.


O especialista afirma que "O que as pessoas precisam é ter por perto um especialista para medir a gravidade do quadro de Covid-19 e evitar a automedicação. Quem salva não é o tratamento precoce, mas a assistência precoce."


Sobre tratamento o especialista afirma que: "O que a gente tem de comprovação é o uso de corticoide para pacientes que desenvolvem uma alteração da saturação de oxigênio. O medicamento controla a inflamação do organismo. Para pacientes que evoluem para uma alteração de alguns exames laboratoriais que sugerem um aumento de trombose, a gente administra uma profilaxia específica. E se há algumas imagens tomográficas em que você encontra sinais de uma infecção secundária bacteriana é possível administrar medicamento antimicrobiano. A recomendação é monitorar a saturação e acompanhar o quadro com exames laboratoriais a cada cinco dias, além de realizar uma tomografia de tórax se houver sintoma respiratório, como tosse e falta de ar. Também é importante medir a porcentagem de acometimento do vírus no pulmão." [1]


Referências

FOLHAPRESS. 'O que salva é a assistência precoce', diz infectologista do Albert Einstein. 23/02/21. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/o-que-salva-e-a-assistencia-precoce-diz-infectologista-do-albert-einstein-1.2450613. Acesso em: 10 mar. 2021.