Bioética em tempos de pandemia
De Corona Wiki
Mesmo em época de pandemia novo coronavírus existe a necessidade de se atuar com rigor ético. Não se devem afrouxar os padrões científicos e normativos nas pesquisas sobre possíveis medicamentos, em especial o uso da Cloroquina para tratamento da COVID-19. É inadequado fazer um uso indiscriminado de medicamentos off label para tratar pacientes enquanto os resultados das pesquisas não são publicados em veículos de comprovada reputação científica. Políticas públicas para o uso de Cloroquina durante a pandemia não devem ser implementadas até que sejam divulgados os resultados das pesquisas realizadas pela “Coalizão COVID Brasil” e pela Solidarity da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Existem algumas correntes que defendem que dada a urgência da situação, durante a pandemia, seria admissível o uso indiscriminado de remédios off label, em caráter “experimental”, sem a devida testagem clínica para comprovar a sua eficácia e segurança. E de fato é isso que vem ocorrendo no Brasil no que concerne ao uso da Cloroquina (do-ravante CLQ) para o tratamento da COVID-19.
No entanto, em seu artigo Bioética em tempos de pandemia: Testes clínicos com Cloroquina para tratamento de COVID-19 [1] os pesquisadores Marco Antonio Azevedo e Marcelo De Araujo pretendem mostrar que devemos resistir a essa tentação e observar alguns princípios fundamentais da Bioética. Eles argumentam que a questão bioética fundamental que precisa ser formulada é a seguinte: em tempos de pandemia, estamos moralmente justificados a pular etapas de pesquisa, ou usar off label medicamentos conhecidos, testados e aprovados para outras doenças?
Referências
1 Bonella, Alcino Eduardo; Araujo, Marcelo de; Dall’Agnol, Darlei; Azevedo, Marco Antonio. Bioética em tempos de pandemia: Testes clínicos com Cloroquina para tratamento de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341446167_Bioetica_em_tempos_de_pandemia_Testes_clinicos_com_Cloroquina_para_tratamento_de_COVID-19