Ações

Matriz de risco para adoção de lockdown e reabertura

De Corona Wiki


O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste apresentou em 01 de junho de 2020 o Boletim 08 [1], que apresenta uma matriz de risco objetiva para adoção de Lockdown e Reabertura.


Com o objetivo de facilitar a tomada de decisão de gestores por toda a Região Nordeste, no que se refere tanto ao estabelecimento de diferentes níveis de isolamento social, como no de flexibilização, assim como propor um critério quantitativo e homogêneo para guiar suas próprias recomendações, o Comitê Científico introduz neste Boletim 8 uma Matriz de Risco da pandemia de Coronavírus. Para chegar nesta matriz, o Comitê examinou várias matrizes de risco internacionais, mas também um modelo implementado com grande efetividade pelo governo do Estado da Paraíba. Ao todo, 13 parâmetros foram selecionados, além do fator de reprodução (R), a taxa que demonstra o crescimento da infecção, para mensurar de forma quantitativa o risco de cada Estado, capital e município da região Nordeste em relação a pandemia. Os 13 parâmetros iniciais são agrupados em três categorias principais (Tabela 1):

Tabela1.png

1- Tensão sobre o sistema de saúde (C1)

2- Situação local da epidemia (C2)

3- Isolamento social e influência geográfica (C3)

A Tabela 1 descreve cada um dos parâmetros selecionados por categoria, bem como o intervalo de pontos numéricos usados para classificar o risco como sendo baixo (0-50), médio (51-80), ou alto (81-100). Para facilitar a interpretação, cada uma destas categorias também recebeu uma cor: verde (baixo risco), amarela (risco médio), e vermelha (alto risco). Todos os detalhes de como calcular os valores numéricos para cada um dos 13 parâmetros, bem como os pesos de importância alocados a cada um deles no cálculo final das três categorias, serão disponibilizados em nota técnica a ser emitida pelo Comitê, em breve.

A figura abaixo ilustra a Matriz de Risco completa e como pode ser usada para determinar três ações principais: flexibilização (verde), alerta (amarelo), e trancamento (vermelho). Uma vez que o total de pontos de risco calculado por esta matriz seja obtido, o valor do Índice de Reprodução (R) será usado como multiplicador deste score final, de acordo com uma fórmula simples, disponibilizada na nota técnica a ser emitida pelo Comitê. O risco total para cada Estado, capital, ou município, portanto, será indicado pelo número que resultará desta multiplicação.

Comitê Científico do Consórcio Nordeste

O Boletim completo apresenta ainda um resumo da Situação de cada Estado e as recomendações do C4-NE [2]

Referências

1,2 Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Boletim 8 - Comitê Científico apresenta matriz de risco objetiva para adoção de lockdown e reabertura. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1XR0FwDkFS0v0ryG_xau_0-UFb8jX8Rj1/view